Ações para Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus (COVID-19) – FFOE

Data de publicação: 28 de abril de 2020. Categoria: Notícias

A diretoria da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – FFOE, por solicitação da Administração Superior, criou comissões em cada curso desta Faculdade, a fim de auxiliar no enfrentamento da Pandemia do Coronavírus (COVID-19),visando o engajamento de toda comunidade através da educação e solidariedade como alavancas para enfrentar esse novo cenário, que vem revelando um momento de crise econômica e evidenciando a profunda desigualdade social na qual estamos inseridos.

Nesse sentido, dentre as diversas atividades desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Ceará, a FFOE, através das comissões dos cursos de Farmácia, Odontologia e Enfermagem está desenvolvendo diversas práticas educativas, clínicas e de doação.

No curso de Farmácia, o Programa de Educação Tutorial do curso de Farmácia – UFC (PET/Farmácia) desenvolve suas ações através de rede social (Instagram), dentre as quais estão: o papel do farmacêutico comunitário e hospitalar,  o papel da comunidade farmacêutica, postagens informativas do COVID-19, live com o egresso do curso, Darlan Cândido, “ um dos cientistas que integrou no grupo que pesquisadores que sequenciou o genoma do corona vírus no Brasil”: Rotas de Transmissão e Sequenciamento Genético de COVID-19 no Brasil.

Ainda nesse ambiente de colaboração e união de esforços, o prof. Said Gonçalves da Cruz Fonseca, do Departamento de Farmácia, disponibilizou duas impressoras 3D para ficarem à disposição do grupo que coordena a fabricação de face-shieds, que foram rejeitadas por serem particulares. Em contrapartida o docente tem preparado, em casa, suportes para máscaras cirúrgicas, cujo elástico ao ficar preso nas orelhas com esse suporte não causam desconforto. Inclusive, esses materiais estão disponíveis no laboratório de Farmacotécnica e são gratuitamente distribuídos a quem interessar.

No tocante à Comissão do curso de Enfermagem, foi elaborado um Plano de Enfrentamento (CovidEnf) elencando as atividades em dois planos de ação, eixo 1 e 2. Eixo – 1: fluxograma de triagem no Denf, elaborar materiais educativos com mensagens de prevenção ao COVID-19 para serem afixados em locais específicos do Departamento (entrada, área de higienização das mãos..), realização de testes rápidos, conforme protocolo institucional, fornecer suprimentos para higiene respiratória e de barreira. Eixo – 2: acompanhamento do aluno, docente e servidor por meio de telefone/WhatsApp/ou e-mail, envio de questionário (Apêndice I) por meio de telefone/WhatsApp e/ou e-mail. Veja o documento na íntegra aqui.

Por fim, a comissão do curso de Odontologia também está contribuindo através do auxilio dos projetos do Departamento de Odontologia Restauradora – DOR tais como: manual para confecção de máscaras, saúde bucal do idoso durante o isolamento, COVID-19 e saúde bucal, cuidados com a manutenção da sua prótese facial,  dor orofacialcuidados COVID-19.

No decorrer dos trabalhos realizados ou a realizar estaremos disponibilizando no site da FFOE para toda comunidade.

“E que nunca nos falte a esperança de dias melhores”

Fonte: curso de Farmácia, instagram do PET/Farmácia, Departamento de Enfermagem, Departamento de Odontologia Restauradora, diretoria da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem e link (https://www.42frases.com.br/frases-de-otimismo/). (85) 33668009.