Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem

Área do conteúdo

Histórico

O Centro Acadêmico Rodolfo Teófilo (C.A.R.T.) é o órgão representativo dos estudantes de Farmácia da Universidade Federal do Ceará. É um dos Centros Acadêmicos mais antigos da UFC, possuindo mais de meio século de existência, participando de eventos políticos e sociais importantes da nossa história, como a luta contra a ditadura militar.

Seu primeiro nome foi Centro Acadêmico Rodrigues de Andrade. Entre os anos 60 e 70, o Centro Acadêmico foi fechado e seus membros foram perseguidos pelo Regime de Cessão. Ao reabrir, foi denominado Rodolfo Teófilo, em homenagem ao grande Farmacêutico Baiano (residente no Ceará desde a infância) que empreendeu, sem apoio governamental, uma campanha de vacinação contra a epidemia de varíol aque se alastrava na cidade. Por essa razão, foi perseguido durante o governo de Antônio Pinto Nogueira Accioly, do qual era opositor, acusado de desmoralizar a autoridade que estava totalmente alheia ao sofrimento do povo cearense.

Ao longo da história, o C.A.R.T. sempre esteve envolvido nos assuntos políticos que mobilizavam o País. Participou da construção do 1º Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia e contra a criação dos Cursos de Biomedicina, juntamente com outros CA’s e DA’s país afora, de forma clandestina, já que na Ditadura era proibida a reunião entre estudantes.

Em 1989, trouxe já consolidado o ENEF para a capital cearense, centrando em Fortaleza as discussões políticas farmacêuticas que aflingiam todo o País. Após a criação da Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia, em 1994, o C.A.R.T. passou a ser um membro desta executiva, e não somente da UNE, tendo participação e voto em todos os espaços de deliberação do Movimento Estudantil de Farmácia.

Após uma queda nas discussões políticas dentro do Centro Acadêmico, em 2006, o C.A.R.T. voltou ao cenário do Movimento Estudantil Regional, participando do Encontro Regional dos Estudantes de Farmácia do Nordeste, em João Pessoa-PB. Foi o marco para o ressurgimento político do C.A.R.T., pois a partir desse Encontro, teve representação em quase todos os eventos deliberativos do Movimento Estudantil de Farmácia até hoje.

Em 2007, participou do Encontro Regional dos Estudantes de Farmacia do Nordeste em Teresina-PI, onde foi um dos principais articuladores da discussão acerca do Programa Farmácia Popular do Brasil; do Encontro Maranhense de Estudantes de Farmácia; de três Conselhos Nacionais de Entidades Estudantis de Farmácia, CoNEEFs, em Belo Horizonte, São Luís e Salvador; do Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia em São Luís. Neste ano também, teve um representante eleito para assumir a coordenação científica da Executiva Regional Nordeste 3 dos Estudantes de Farmácia.

Em 2008, esteve presente como organização do EREF Nordeste em Natal-RN; do CoNEEF em Porto Alegre-RS; e teve o membro Felipe Rodrigues Magalhães de Aguiar, ex-presidente do C.A.R.T., eleito como Coordenador Científico da Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia, a maior entidade representativa dos Estudantes de Farmácia do País, para a gestão 2008-2009.

O C.A.R.T. está ainda prestes a participar do 12º Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE e da Bienal de Cultura da UNE, que acontecerá em Salvador-BA, em janeiro de 2009.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo