Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem

Área do conteúdo

Homenagem aos 106 Anos da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – FFOE

Data da publicação: 11 de março de 2022 Categoria: Notícias Tags: , , ,

No dia 12 de março de 2022, a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem completará 106 anos de existência e a Diretoria da FFOE parabeniza a Faculdade, desejando a toda comunidade acadêmica que essa instituição seja um instrumento para ampliação de conhecimento e que possibilite a abertura de novas oportunidades na vida de todos.

A Faculdade também presta homenagem e agradece aos ex-diretores que contribuíram para o seu desenvolvimento:

  • Ex-diretor Prof. Haroldo César Pinheiro Beltrão    (1997 – 1999)
    Vice-diretor Prof. Carlos Couto de Castelo Branco
  • Ex-diretor Prof. Haroldo César Pinheiro Beltrão     (1999 – 2003)
    Vice-diretora Neiva Francenely Cunha Vieira

    Prof. Haroldo César Beltrão

    Prof. Haroldo César Beltrão

  • Ex-diretora Neiva Francenely Cunha Vieira           (2003 – 2007)
    Vice-diretora Vera Lúcia Maia Mendonça
  • Ex-diretora Neiva Francenely Cunha Vieira           (2007 – 2011)
    Vice-diretora Maria Goretti Rodrigues de Queiroz

    Neiva Francenely Cunha Vieira 

    Neiva Francenely Cunha Vieira

  • Ex-diretora Maria Goretti Rodrigues de Queiroz   (2011 – 2015)
    Vice-diretor Sérgio Lima Santiago

    Profa. Maria Goretti Rodrigues de Queiroz

    Profa. Maria Goretti Rodrigues de Queiroz

    Prof. Sérgio Lima Santiago

    Prof. Sérgio Lima Santiago

    Gestão atual:

    Profas. Lidiany Karla e Ana Karina

    Profas. Lidiany Karla e Ana Karina

  • Diretora Lidiany Karla Azevedo Rodrigues Gerage               (2015 – 2019)
    Vice-diretora Ana Karina Bezerra Pinheiro
  • Diretora Lidiany Karla Azevedo Rodrigues Gerage               (2019 – 2023)
    Vice-diretora Ana Karina Bezerra Pinheiro

 


FFOE – HISTÓRICO

 A proposta de criar no Ceará uma escola de ensino superior (faculdade) na área de saúde surgiu quando o cirurgião dentista Francisco Roriz coordenou iniciativa para a fundação da Faculdade de Medicina Tropical, Farmácia, Odontologia e Obstetrícia do Ceará.

Entretanto, com a não adesão dos médicos, Roriz não desistiu de seu projeto e, em 12 de março de 1916, juntamente com os cirurgiões dentistas Raimundo Gomes, Pedro Veríssimo de Araújo, Mozart Catunda, Américo Marães Picanço e o farmacêutico Afonso de Pontes Medeiros fundaram a Faculdade de Farmácia e OdontologiaFFO. Sá Roriz foi aclamado seu primeiro diretor.

Instalada a Faculdade, foi reconhecida como instituição de utilidade pública para efeitos jurídicos através da Lei Nº 1391 02 de outubro de 1916, mas somente em janeiro de 1940, teve seus cursos reconhecidos pelo Governo Federal pelo Decreto nº 5.205.

Em 20 de dezembro de 1947, encampada pelo Governo do Estado pelo Decreto nº 833, tornou-se Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará e em 04 de dezembro de 1950, através da Lei nº 1250 passa a viger como Instituição Federal.

Em 16 de dezembro de 1954, o Presidente Café Filho sancionou a Lei nº 2.373 criando a Universidade do Ceará, que foi oficialmente instalada em 25 de julho de 1955, constituída inicialmente pela Faculdade de Direito fundada em 1903, pela Faculdade de Farmácia e Odontologia instituída em 1916 e federalizada em 1950, Escola de Agronomia do Ceará estabelecida em 1918 e Faculdade de Medicina criada em 1948.

Dessa data passou a ser Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade do Ceará.

Em 1965, conforme estabeleceu a Lei 4.662, foram criadas as duas faculdades autônomas. Faculdade de Farmácia da Universidade do Ceará e Faculdade de Odontologia da Universidade do Ceará.

No mês de agosto do mesmo ano, sancionada a Lei n 4.759 que dispunha sobre a denominação e qualificação das Universidades e Escolas Técnicas Federais, a Universidade do Ceará torna-se federal, tendo sua denominação modificada para Universidade Federal do Ceará – UFC.

As faculdades agora federalizadas ascendem para Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Ceará e Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará.

Em 1967, de acordo com a Lei nº 5,201 de 12 de janeiro, que alterou o artigo 1º da Lei nº 4.662, de 2 de junho de 1965, a Faculdade de Farmácia passou a se denominar Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal do Ceará.

O Conselho Universitário – CONSUNI através da Resolução nº 230A, em seção realizada na data de 23 de janeiro de 1970, deliberou pela criação do Curso de Enfermagem da UFC, inicialmente ministrado sob a responsabilidade da Faculdade de Medicina.

Em 21 de dezembro de 1979, foi reconhecido, desmembrado da Faculdade de Medicina, tornando-se componente do Centro de Ciências da Saúde.

A Reforma Universitária, uma série de leis que modificaram o ensino superior no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, em seu fundamento fixou que a estrutura da UFC, em face do Decreto N° 71.882 de 2 de março de 1973, que extinguiu as faculdades passasse a ser constituída por seis centros, dentre os quais o Centro de Ciências da SaúdeCCS/UFC, agregando os departamentos oriundos das Faculdades de Medicina, de Odontologia e de Farmácia.

Passamos então a ser designados como Curso de Farmácia do CCS/UFC, Curso de Odontologia do CCS/UFC e Curso de Enfermagem do CCS/UFC.

Em 03 de dezembro de 1997, o Conselho Universitário da UFC – CONSUNI dissolveu o Centro de Ciências da Saúde e através dos provimentos nº 04 e nº 05 alterou o Estatuto da UFC e o Anexo dele e, incluindo o departamento de Enfermagem, criou a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – FFOE/UFC.

A estrutura departamental da FFOE ficou assim estabelecida: Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas   – DACT; Departamento de Farmácia – DEFA; Departamento de Clínica Odontológica – DCO; Departamento de Odontologia Restauradora – DOR; Departamento de Enfermagem – DENF  e suas respectivas Coordenações dos Cursos.

Neste século de existência essa instituição passou de simples instituição particular de ensino superior para instituição de ensino superior federal destacando-se, hoje, como uma das mais bem avaliadas unidades da UFC, sendo seus três cursos de graduação, Farmácia, Odontologia e Enfermagem avaliados pelo Ministério da Educação com excelentes na avaliação e, os seus cursos de Pós-Graduação nos níveis de mestrado e doutorado nas respectivas áreas com elevados conceitos.

Por Prof. Carlos Couto de Castelo Branco

Fonte: Diretoria da FFOE e prof. Carlos Couto Castelo Branco. E-mail: dirffoe@ufc.br

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo