Solenidade alusiva ao centenário do professor Abreu Matos

Data de publicação: 22 de maio de 2024. Categoria: Sem categoria
Sessão solene alusiva ao centenário do prof. Abreu Matos Farmácia/FFOE/UFC

Sessão solene alusiva ao centenário do prof. Abreu Matos

A FFOE está em festa. Ontem, dia 21 de maio do corrente, às 17h, na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), foi realizada uma sessão solene alusiva ao centenário do professor Abreu Matos, requerida pelo deputado Alysson Aguiar (PCdoB).

O professor Dr. Francisco José de Abreu Matos era Farmacêutico-químico formado pela Faculdade de Farmácia do Ceará, em 1945. Foi um dos fundadores da Universidade Federal do Ceará (UFC). Filho, neto e bisneto de farmacêuticos, era doutor em Farmacognosia, livre-docente e professor emérito. Aposentou-se, em 1980, depois de 37 anos de serviços prestados à UFC, mas a sua ideia obsessiva de construir algo relacionado a plantas que pudesse melhorar a qualidade de vida das pessoas não o deixou parar de trabalhar.

Sessão solene alusiva ao centenário do prof. Abreu Matos Farmácia/FFOE/UFC

Oportuno registrar que o docente criou, na UFC, referindo-se ser a menina dos seus olhos e com repercussão internacional: o Projeto Farmácias Vivas. Revolucionário, de imensurável voltagem social e sentido científico, o Farmácias Vivas promove a utilização correta de plantas medicinais e seus extratos, baseada em estudos científicos, com o objetivo de tratar diversas doenças.

“A planta do lugar para o povo daquele lugar.” Com esse lema, o Prof. Francisco José de Abreu Matos (1924-2008), idealizador do Programa Farmácias Vivas, pautou toda sua carreira científica.

Fonte: Departamento de Farmácia da FFOE. Fone: 3366 8274. E-mail: defa@ufc.br