20 de janeiro – Dia do Farmacêutico

Data de publicação: 20 de janeiro de 2023. Categoria: Notícias
Rede de farmácias promove a importância da atuação do farmacêutico - Biored Brasil

Parabéns, Farmacêutico

Porque em 20 de janeiro, comemoramos o Dia do Farmacêutico?

Tudo começou no início do século XX, quando os farmacêuticos de São Paulo e do Rio de Janeiro, se visitavam nessa data para uma confraternização e discussão dos problemas da classe. Alternavam-se no local do encontro. Um ano os paulistas desciam, de trem, para o Rio de Janeiro e, no ano seguinte, os cariocas subiam da mesma forma para São Paulo.

No encontro anual de 1916, resolveram então, fundar a Associação Brasileira de Farmacêuticos – ABF

Em reunião da ABF acontecida em 1941, o farmacêutico Otto Granado, sugeriu que o dia 20 de janeiro deveria ser a data de comemoração da classe: o dia do farmacêutico. Proposta aprovada.

Somente em março de 2017, através da Resolução nº 460 o Conselho Federal de Farmácia resolveu reconhecer a data de 20 de janeiro para ensejar maior visibilidade e reconhecimento a categoria.

São os FARMACÊUTICOS, profissionais que lutam pela melhoria da qualidade de vida trabalhando pela saúde pública em três importantes frentes:

1.na pesquisa, produção, controle da qualidade e uso racional dos MEDICAMENTOS

2.nas ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS que com o advento da biologia molecular tornaram-se de diagnóstico mais precisos e rápidos e possibilitou novas frentes de pesquisas na área

3.e na área de ALIMENTOS pesquisando, produzindo determinando sua qualidade sob o ponto de vista físico-químico, microbiológico, nutricional e toxicológico.

No Ceará, Farmacêuticos de destaque muito fizeram pela saúde pública deixando grande legado para o Estado e para o País: o Boticário Ferreira, Rodolfo Teófilo, Afonso de Pontes Medeiros, Jose Moraes Studart, Rodrigues de Andrade, Dias da Rocha, Dionizio Torres, Pedro Gomes de Matos, Ribeiro Ramos, Francisco Abreu Matos, Oswaldo Rabelo, Zélia Roquairol, Maria da Penha Fernandes e muitos outros.

Devo destacar que o ensino farmacêutico no Ceará se iniciou em 12 de março de 1916, com a fundação da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, hoje FFOE/UFC, que é a segunda instituição de ensino superior do Estado e juntamente com a Faculdade de Direito, a Escola de Agronomia e a Faculdade de Medicina, no ano de 1954, formaram a Universidade do Ceará mais tarde, em 1965, a UFC.

Fonte: Texto – Carlos Couto de Castelo Branco, docente do Departamento de Farmácia; imagem: https://www.bioredbrasil.com.br/rede-de-farmacias-promove-a-importancia-da-atuacao-do-farmaceutico/.