Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem

Área do conteúdo

II Simpósio Internacional de Enfermagem nas Disfunções do Assoalho Pélvico (II SIEDAP), na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP).

Data de publicação: 23 de março de 2023. Categoria: Notícias

Entre os dias 02 e 04 de Março de 2023 aconteceu o II Simpósio Internacional de Enfermagem nas Disfunções do Assoalho Pélvico (II SIEDAP), na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP).

O SIEDAP é o único evento da América Latina destinado a Enfermagem, dedicado a abordar exclusivamente as Disfunções do Assoalho Pélvico (incontinência urinária, retenção urinária, incontinência anal, constipação intestinal, prolapsos de órgão pélvicos e disfunções sexuais). O evento instituiu o prêmio “Ciência e Inovação” para premiar pesquisas científicas originais, implantações de serviços ou programas e produções de soluções para a área das disfunções do assoalho pélvico. Oito trabalhos foram submetidos à essa categoria, dos quais após avaliação por comissão científica composta por professores doutores e pesquisadores de renome nacional, na área de disfunções do assoalho pélvico, elencou-se os três melhores para concorrer a premiação, cujos critérios de análise forma foram originalidade, reprodutibilidade, rigor metodológico e qualidade do texto.

Logo após avaliação dos expertises, um resumo do trabalho em formato de vídeo foi divulgado nas redes sociais para que a comunidade pudesse conhecer as experiências e votar no trabalho de sua preferência. Assim, Assim, o 1º Prêmio Pelve de Ouro na Categoria Inovação e Tecnologia foi conferido a professora Estomaterapeuta Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho, docente da Universidade Federal do Ceará que em conjunto com a Profa. Viviane Mamede Vasconcelos Cavalcante e os alunos Liga Acadêmica de Estomaterapia submeteram o trabalho intitulado “Implantação de Ambulatório para Atendimento às Pessoas com Incontinência Urinária”. O trabalho apresenta a experiência das docentes e ligantesna implantação deserviço de atendimento às pessoas com incontinência urinária como atividade de extensão universitária desenvolvida no Centro de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM).  Essa ação nasceu do desejo de ofertar atendimento a homens e mulheres com incontinência urinária que percorrem o serviço de saúde com essa condição e têm muita dificuldade de encontrar serviços que ofertem tratamento conservador, trazendo o assunto para discussão e estudo no meio acadêmico. Instigando assim, estudantes de enfermagem a olhar para as disfunções do assoalho pélvico e perceber o quanto pode ser feito para reabilitação e promoção da saúde de pessoas com incontinência. Além disso, o ambulatório tornou-se um profícuo campo para o desenvolvimento de pesquisas.

Essa é uma experiência exitosa e que apresenta de forma concreta os pilares acadêmicos (ensino, pesquisa e extensão) na área das disfunções do assoalho pélvico, podendo ser replicado em outros cenários de forma a fortalecer os cuidados de enfermagem nessa área.

Fonte:Departamento de Enfermagem da FFOE, professoras Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho e Viviane Mamede Vasconcelos Cavalcante. Fone: 3366 8275. E-mail: denf@ufc.br

Acessar Ir para o topo