A Resiliência da FFO à FFOE em 108 Anos

Data de publicação: 12 de março de 2024. Categoria: Notícias

A história dos 108 anos do ensino de Farmácia e Odontologia no Ceará é marcada também por períodos de grandes dificuldades que foram enfrentados e vencidos graças a dedicação, coragem e do espírito altruístico e resiliente de muitos.
Lembramos dois momentos difíceis acontecidos, mas que foram contornados com sabedoria e muito trabalho. Sob a direção de Amadeu Furtado, em 1930, inicia-se a década que é considerada como a “fase heroica da FFO”.
A FFO passa por séria crise, por ter sido suspensa a fiscalização Estadual em virtude da não obtenção da equiparação federal, ou seja, os requisitos para o bom funcionamento dos cursos, não se encontravam de acordo com o recomendado pela legislação. Portanto os diplomas passaram a não ser referendados pela então Inspetoria Estadual de Saúde. Como consequência, muitos alunos abandonaram ou transferiram-se para outros Estados a fim de concluir seus cursos. Ocorreu então, um fechamento simbólico da FFO. Alguns professores desistiram da empreitada. Entretanto, Raimundo Gomes e os abnegados professores Amadeu Furtado Carlos Ribeiro, e Odorico de Moraes não deixaram a instituição sucumbir. Mesmo com a Faculdade fechada aparentemente, os professores que permaneceram continuaram a ministrar aula aos poucos alunos, renunciando a seus salários em benefício da FFO.
A crise iniciada em 1930, começa a ser debelada a partir de 1934, quando o deputado federal Demócrito Rocha, jornalista fundador do jornal O Povo, e ex-aluno de Odontologia da FFO da qual também fora docente, conseguiu a liberação de verba federal com a qual foi possível a realização das reformas e ampliação das instalações do prédio de acordo com a legislação e, assim, atender as exigências curriculares para sua equiparação provisória. Dentre as reformas realizadas orientadas pelo engenheiro Alberto Sá, instalaram-se novos gabinetes dentários mais bem equipados e uma pequena Farmácia-Escola proporcionando ao ensino maior e melhor campo de aprendizagem e assistência gratuita aos pobres.
Outro momento difícil aconteceu no início da década de noventa com o governo Collor de Melo, primeiro governo civil brasileiro, eleito por voto direto desde 1960, também o primeiro escolhido dentro das regras da Constituição de 1988, com plena liberdade partidária e eleição em dois turnos. No campo da educação do novo governo, incluindo o nível superior, não houve projetos nem programas. Esse governo ameaçou também a retirada de direitos trabalhista da carreira docente o que levou a aposentadoria de significativo número de professores das universidades públicas. Esse efeito se fez sentir na UFC com sérios reflexos nos Cursos de Farmácia e Odontologia do Centro de Ciências da Saúde fato evidenciado com a aposentadoria de mais de vinte de seus docentes em 1992.
Mesmo assim, o esforço na busca pela qualidade continuou por parte dos que ficaram resultando num movimento gradativo de renovação com o fim de obter novos talentos titulados que foram se achegando e moldando uma nova perspectiva ao futuro do curso.
Hoje, incorporando o Departamento de Enfermagem evoluímos em 1997 para FFOE, e temos a satisfação de ser a unidade mais bem avaliada da UFC. Segundo dados do Inep, pela primeira vez, dois cursos da mesma unidade acadêmica da UFC chegam a nota máxima em uma mesma edição do exame: Farmácia e Enfermagem com nota cinco e Odontologia com nota quatro.
Este fato comprova que os professores e o corpo técnico administrativo do Curso de Farmácia da FFOE/UFC vêm investindo na qualidade de suas ações, enfrentando e vencendo desafios decorrentes de um mundo de mudanças contínuas, agregando novos valores que assegurem a seus projetos pedagógicos as novas diretrizes da ciência dirigidas as necessidades do mercado. Estas ações têm estimulado o corpo discente proporcionando-lhes novas experiências de aprendizagem criativa e de maior interação com as necessidades da saúde da população.

VIVA A FFO – FFOE
12 de março de 1916 – 2024
108 ANOS

“Não há vitória sem luta, nem conquista sem esforço”
(IZY BARROS)

Fonte: Prof. Carlos Couto de Castelo Branco, Docente do Departamento de Farmácia da FFOE. Fone: 33668009.