Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) foi aprovado pelo Doutorado Interinstitucional (DINTER)

Data de publicação: 12 de março de 2024. Categoria: Notícias

A FFOE parabeniza o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) pela aprovação do DINTER (Doutorado Interinstitucional) na última chamada da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para proposta de cooperação entre instituições para qualificação de profissionais de nível superior Edital nº 22/2023.

O PPGENF tem experiência anterior de DINTER com a Universidade Regional do Cariri (URCA), com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e MINTER (Mestrado Interinstitucional) com a Universidade Federal do Maranhão.

Porém, nessa oportunidade o corpo docente do PPGENF ousou em compor uma proposta de abrangência internacional tendo como parceira e unidade receptora da formação de doutorado a Universidad Surcolombiana (USCO) localizada em Neiva, Colômbia. A proposta envolve 12 dos 27 professores do PPGENF, dos quais 8 docentes são bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, e pretende formar 20 professores doutores.

A USCO é uma instituição universitária pública sediada na cidade de Neiva, capital do estado de Huila. A universidade é composta de seis campi: Sede Central, a Sede Administrativa dos Programas de Pós-graduação, a Sede da Faculdade de Saúde, além dos campi das cidades de Garzón, La Plata e Pitalito. Oferece 31 cursos graduação e licenciaturas, 21 cursos de especialização, 21 mestrados e 3 doutorados. A graduação em Enfermagem iniciou em 1986 e os cursos de pós-graduação stricto sensu da USCO não estão voltados para o núcleo do cuidado em enfermagem. Destaca-se a inexistência de cursos de doutorado em Enfermagem em toda a região de Huila.

O coordenador na USCO da proposta de Dinter Internacional, o Prof Dr Reinaldo Gutierrez, é egresso do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A proposta deste curso permitirá que o PPGENF/UFC amplie seu papel social de nucleação e solidariedade na formação de profissionais qualificados e para a universidade receptora proporcionará maior grau de qualificação para profissionais de nível superior na área de Enfermagem para atuação na pesquisa, contribuindo assim, para o desenvolvimento técnico científico, político-social, epistemológico e metodológico do trabalho de Enfermagem colombiana e nos índices de saúde.

O Dinter Internacional PPGENF/UFC e USCO terá duração máxima de 48 meses. Nos 4 primeiros semestres de curso, os alunos deverão concluir os créditos nas disciplinas obrigatórias e optativas. Nos demais semestres deverão ser concluídos os créditos da tese. As bancas de defesa da Tese de doutorado ocorrerão de forma presencial na USCO, integrando membros docentes da USCO e do PPGENF/UFC. A Tese poderá ser escrita e/ou defendida no idioma espanhol, seguindo as diretrizes definidas no Regimento do PPGENF/UFC.

Fonte: Profa Mônica Oriá, Coordenadora do PPGENF e do DINTER PPGENF/USCO. E-mail: pgenfermagem@ufc.br.